O famoso e ao mesmo tempo polêmico Zoo Lujan é o assunto de hoje. Vim mostrar algumas fotos do nosso passeio e, claro, falar sobre as minhas impressões sobre o local ( apenas na intenção de informar e tentando ser o mais imparcial possível).

O Zoo Lujan fica na cidade de Luján, mais ou menos 75km de Buenos Aires. É um destino certo para quem faz aqueles pacotes turísticos e para a maioria das pessoas que passam pela capital argentina e tem curiosidade de conhecer.

Tem várias formas de se chegar lá: ônibus, taxi, van… geralmente quem vai com programação fechada com alguma agência, já paga o transporte para o Zoo incluso… E é impressionante como o local recebe principalmente brasileiros! Todos os funcionários do Zoo falam “portunhol” e entendem bem português, no dia que nós fomos eu realmente me senti no Brasil! Não vi nenhum visitante que não fosse brasileiro.

Nós pagamos 150 reais (por pessoa) pelo translado de taxi de ida e volta incluindo o ingresso no Zoo (comparado aos passeios, preços de restaurantes e demais atrações, é bem caro).

Chegando lá você tem a impressão de estar numa grande fazenda, pouco arborizada (o que complica um pouco nos dias de sol forte) e com praticamente toda a área transitável de terra planada/batida (quando chove vira só a lama!). Logo na entrada, tem um “museu” de tratores só pra tirar foto (rs) e aí você pode comprar pacotinhos com “ração” para alguns animais.

Logo à frente estão as jaulas dos animais mais famosos do Zoo, os tigres e leões. Chegando cedo, o tempo de espera da fila é bem menor… mas se prepare para esperar pelo menos 20min em cada fila.

Como outros Zoo’s, lá tem vários animais que você pode interagir e tirar foto (se pagar, claro) e como bons turistas, fizemos tudo isso. Mas eu não poderia escrever esse post sem falar a realidade de tudo que vi por lá.

zoo lujan arara zoo lujan arara cabeca zoo lujan argentina zoo lujan elefante

Na chegada percebemos os tigres e os leões bastante agitados (chegamos logo que o Zoo abriu), andando de um lado para o outro sem parar com o olhar no “nada”. Não é exagero, gente… E como havíamos lido sobre o Zoo antes de ir, já fomos observando tudo com olhos mais atentos.

Depois de alguns minutos eles começaram a reduzir as passadas pra lá e pra cá e os tratadores puderam entrar nas jaulas. Mas nessa hora parecem estar em transe! É muito estranho. Aí começam a se formar as filas e a galera entra pra fazer altos books com os bichinhos rs… (reparem no olhar desse leão, é o mais velho dos três que estavam na jaula que eu entrei)

Zoo-Lujan-Blog-Mil_em_Uma-Dheise_Oliveira-dheise-oliveira-Argentina (8)Zoo-Lujan-Blog-Mil_em_Uma-Dheise_Oliveira-dheise-oliveira-Argentina (12)

É claro que eu não posso afirmar nada, né gente? Nem tenho autonomia pra isso. Mas no geral é muito suspeito. Seria impossível tirar uma foto dessas, beijando o leão, se ele estivesse apenas com sono (porque segundo eles, os bichos estão sonsos porque estão com sono) -> OK!

A fotos da jaula dos tigres foram perdidas :( … mas não tivemos uma experiência muito legal haha… eles ficaram meio nervosos quando meu namorado e eu entramos e foi difícil conseguir se aproximar … hahaha

Aí demos mais algumas voltas, fomos ver outros animais e percebemos que não adianta muito pagar pra entrar no Zoo, porque qualquer foto mais próxima um pouco dos animais você tem que pagar de novo… é um comércio meio mercenário, eu diria.

Aí cheguei à jaula dos chimpanzés… gente, vocês não tem noção do descaso deles com os animais que não “rendem” dinheiro. Eu sou meio coração mole, saí quase chorando de angústia. Esse chimpanzé da foto a seguir, estava com mais um numa jaula de aproximadamente 12m² (que já é relativamente pequena pelo tamanho dos animais) e metade da jaula estava tomada por uma mata alta e aparência de abandono mesmo. Não vi nenhum funcionário por perto, nenhuma comida na jaula … não sei o que dizer, mas definitivamente não gostei do que eu vi.

Esse é o Jhonny, meninas... e ele não parece estar muito felizinho não :(
Esse é o Jhonny, meninas… e ele não parece estar muito felizinho não :( e essa ferida na testa, que triste gente!

Zoo-Lujan-Blog-Mil_em_Uma-Dheise_Oliveira-dheise-oliveira-Argentina (6)

Zoo-Lujan-Blog-Mil_em_Uma-Dheise_Oliveira-dheise-oliveira-Argentina (9)

Fiquei tão louca pra ir embora logo... Sentei pra dar ração pros gansos enquanto esperávamos o taxi e em seguida, fomos embora.
Fiquei tão louca pra ir embora logo… Sentei pra dar ração pros gansos enquanto esperávamos o taxi e em seguida, fomos embora.

Com toda sinceridade, não achei um local agradável. Senti uma tristeza muito grande lá dentro, é tudo muito comercial.

Todos os argentinos que conversamos antes de ir, disseram pra não fazer a visita!

Dificilmente você vai encontrar um argentino que goste do Zoo Lujan, e isso por várias questões, não somente pelos “boatos” de doparem os animais… Os funcionários não são bem amparados pela empresa, muitos se machucam (vi um rapaz que teve um braço amputado por um animal, outro com o lábio superior cortado na vertical por um pássaro). Mas fica a critério de cada um, né? É normal sentir vontade de ficar tão perto de um animal selvagem, mas as vezes as pessoas se esquecem que estão sustentando todo aquele sistema de crueldade. :(

Se quiser ir ao Zoo Lujan, vá com uma roupa confortável e tênis ou bota… lá tem bastante terra, qualquer sapato aberto vai deixar seus pés bem sujinhos rs… e eu vi várias meninas com aqueles tênis de salto (sneakers) e não acho legal porque cansa, o saltinho afunda na lama hahahaha… uma tragédia.

Você pode levar lanche pra comer lá porque tem uma área de piquenique (meio feiosinha rs) ou você pode comer lá, na pracinha de alimentação.

Não tenho a intenção de desanimar ninguém, mas como sempre expresso minha opinião aqui no blog, sinceramente eu não indico esse passeio. Tem um Zoo em Palermo que é bem legal, você só não vai poder beijar os leões rsrs

BeijoO

  • Vanessa

    Adorando o seu blog! Virando sua fã! Você parece ser muito sincera nas coisas que escreve. Como esse lugar tão triste pode ainda estar aberto?

    • OI Vanessa ! Nossa… muito obrigada!
      Não é? É muito triste mas a realidade é que tudo que movimenta muito dinheiro, é protegido mesmo que seja ilícito… Já rolaram vários movimentos contra esse Zoo mas até hoje não conseguiram fechá-lo.

    • Obrigada pelas visitas… fique a vontade pra participar sempre :) ficarei muito feliz! bjoos